Qual a importância do Outubro Rosa?
O Outubro Rosa é um movimento internacional popular que nasceu nos Estados Unidos, na década de 1990, com a finalidade de estimular a participação da população no controle do câncer de mama.
Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de mama é a doença maligna que mais mata mulheres no Brasil e em todo o mundo. Se diagnosticado precocemente, a chance de cura é maior que 90%.
Não existe uma causa única para o câncer de mama. Ele é mais comum em mulheres, sendo apenas 1% dos casos diagnosticado em homens.
A realização da mamografia no Brasil é lei e deve ser realizada anualmente a partir dos 40 anos. Mulheres com histórico familiar de câncer de mama e/ou o vários devem iniciar a prevenção antes, sendo a idade certa é definida pelo médico.
Qualquer alteração deve ser vista com atenção, seja na mamografia, durante o autoexame das mamas ou em exames de rotina. No entanto, essa alteração pode indicar cistos, nódulos e calcificações, mas não necessariamente um câncer de mama.
Existe tratamento para o câncer de mama, e o Ministério da Saúde oferece atendimento por meio do Sistema Único de Saúde, o SUS.
Fonte: www.inca.gov.br