Novembro Azul
O movimento Novembro Azul surgiu na Austrália, em 2003. O objetivo do movimento é conscientizar a população masculina sobre a importância do exame para detectar precocemente o câncer de próstata.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Urologia, 47% dos homens em idade adulta nunca realizaram qualquer exame para detectar o câncer de próstata. Isso é alarmante, pois o diagnóstico antecipado aumenta as chances de cura.
A próstata é uma glândula que só o homem possui, localizada na parte baixa do abdômen. Ela produz cerca de 70% do sêmen, e representa um papel fundamental na fertilidade masculina.
Aproximadamente 75% dos casos de câncer de próstata ocorrem a partir dos 65 anos. É uma doença que pode demorar muito para se manifestar. Quando os sintomas começam a se apresentar, geralmente a doença já está em um estágio bastante avançado, diminuindo as chances de cura.
No Brasil, a doença é uma das principais causas de mortes entre os homens.
A prevenção contra o câncer de próstata deve ser iniciada entre 45 e 50 anos, por meio dos exames anuais de dosagem sanguínea do PSA e toque retal. Segundo especialistas, o toque retal é considerado indispensável e não pode ser substituído.
Uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais e com menos gordura ajuda a diminuir o risco do câncer. Especialistas recomendam atividade física diária, manutenção do peso e diminuição do consumo de álcool e tabaco.
O tratamento do câncer da próstata varia de acordo com as suas características, podendo envolver cirurgia, radioterapia, uso de hormônios ou quimioterapia.
A detecção precoce é fundamental para seu tratamento, tendo 90% de cura na fase inicial.
Fonte: Ministério da Saúde | Instituto Nacional do Câncer